Na maior parte deste ano atípico, faltou o fator adeptos no espetáculo que é o futebol. Ainda assim, houve vários jogos emocionantes: uns com público e outros sem. Neste artigo, vou destacar, sem ser por ordem, algumas das melhores partidas de 2020.
Liverpool 2 - 3 Atlético (2 - 4 em agregado) - UCL
Um dos poucos jogos dos oitavos de final da Champions jogado ainda com adeptos. O atlético vinha de uma vitória em casa por 1-0. Na segunda mão, em Anfield, o Liverpool esteve por cima e chegou aos 90´a ganhar por 1-0. No prolongamento, marca Firmino (que estava em seca de golos por sinal) e todos achavam que o Liverpool ia seguir em frente. Mas, deu-se Simeone. Aos 97´, Adrián entrega a bola a João Félix que assiste para o golo de Marcos Llorente. Aos, 105+1´, o médio marca outra vez. E, aos 120+1´, Morata dá o último golpe na equipa do Liverpool. Um jogaço entre gigantes!
Inter 4 - 2 AC Milan - Serie A
Uma rivalidade histórica que reviveu neste jogo. Duas equipas que nos anos mais recentes não estavam nos seus melhores anos, mas que em 2020 se destacaram. Ambas deram ótima conta de si neste jogão. A primeira parte foi intensa, mas só aos 40´ é que apareceu o primeiro golo do jogo, por intermédio de Rebic. Aos 45+1´, Ibrahimovic faz de cabeça o 2-0 para os "rossoneri". Na segunda parte, o rendimento da Inter aumentou freneticamente. Aos 51´, Brozovic marca um golo com uma bomba de fora da área. Aos 53´, marca Vecino. Aos 70´, De Vrij desfaz o empate com um grande cabeceamento. No finalzinho do jogo, Ibrahimovic acerta no poste e, pouco depois, aos 93´, Lukaku dá a machadada final no AC Milan, num golo que ficou marcado pela comemoração com a bandeirola de canto. Uma reviravolta no meio de uma rivalidade.
Augsburg 3 - 5 Borussia Dortmund - Bundesliga
Num jogo com o Dortmund sendo o claro favorito, o Augsburg deu boa conta de si e causou muitas dificuldades. Começou na frente com um golo de Niederlechner aos 34´. No início da segunda parte, dilatou a vantagem por Richter aos 46´. O Dortmund não se deu por vencido e, aos 49´, Brandt marcou. Mas, aos 55´, Niederlechner volta a marcar para o Augsburg. O placar estava 3-1. Lucien Favre tinha de mexer na equipa e, aos 56´, entra o homem que mudou o jogo: Erling Haaland. Passado 3 minutos da sua entrada em campo, o norueguês marca. 2 minutos depois, marca Sancho. E, aos 70´ e aos 79´, Haaland marca mais dois, completando assim um hat-trick. Este foi um dos jogos que marcou o ínicio fulminante do avançado na Bundesliga.
Liverpool 4 - 3 Leeds United - Premier League
Foi um dos jogos de abertura da Premier League 2020/2021. O Liverpool de Klopp com o seu ritmo de jogo alucinante contra o recém-promovido Leeds de Bielsa. O jogo prometia golos e um ritmo muito alto. Salah abriu as hostilidades de penálti aos 4´. Jack Harrison empatou aos 12´ com um golaço. Pouco depois, aos 20´, Van Dijk subiu às alturas num canto para devolver a vantagem aos reds. Aos 30´, Bamford volta a empatar, ajudado por Van Dijk. Os golos da primeira parte acabaram como começaram: no pé esquerdo de Salah, com uma bomba aos 33´. Na segunda parte, o ritmo de jogo diminuiu, mas ainda deu para o empate de Klich aos 66´ e para a machadada final de Salah aos 88´, de penálti novamente. Um jogo típico de Premier League!
AC Milan 4 - 2 Juventus - Serie A
Um jogão... que só começou na 2ª parte. A 1ª teve as suas oportunidades, mas não houve golos. A 2ª parte começa com os dois golos da Vechia Signora: um golaço "à Maradona" de Rabiot aos 47´ e outro de Cristiano Ronaldo aos 53´. A partir dos 60´, começou a tempestade rossoneri. Aos 62´, Zlatan marca de penálti. Aos 66´, marca Kessié após uma grande jogada coletiva. Aos 67´, marca Rafael Leão numa jogada de insistência. Estava feita a reviravolta em 5 minutos. Aos 80´, Rebic elimina qualquer restante dúvida sobre o vencedor do encontro. Um jogo que nos transporta para os tempos gloriosos do Milan.
Amiens 4 - 4 PSG - Ligue 1
O modesto Amiens contra o todo poderoso PSG. Se tivessem de fazer uma aposta neste jogo, de certeza que optariam pelos parisienses. Mas o Amiens, que na altura estava na zona de despromoção prometia surpreender. Chegou ao intervalo a vencer 3-0! Guirassy marcou logo aos 5´, seguido de Kakuta aos 29´ e de Diabaté aos 40´. PSG estava em choque, mas foi com garra na 2ª parte. Aos 45´, Herrera faz o primeiro. Aos 60´e 65´, Kouassi bisa. Mauro Icardi mete os parisienses na liderança aos 74´. Estava a reviravolta consumada e já seria uma boa história se o encontro acabasse aqui. Mas o Amiens, não estando convencido, fez o empate aos 90+1´ outra vez por Guirassy. Um jogaço imprevisível na liga francesa.
Porto 3 - 2 Benfica - Liga NOS
Temos o representante português da lista. Um jogo que foi vital para a mudança da corrente no campeonato. Benfica estava com larga vantagem pontual na tabela classificativa, portanto o Porto entrou ao ataque. O Porto partiu para a frente com um golo a meia altura de Sérgio Oliveira aos 10´. Aos 18´, Carlos Vinícius empatou o jogo, após grande defesa de Marchesín. Passado 20 minutos, Alex Telles marca de penálti. O Porto dilatou a vantagem com um auto-golo de Rúben Dias aos 44´. Na segunda parte, Vinícius bisou e reduziu a vantagem do Porto para 3-2, mas o resultado não iria alterar. Tivemos neste jogo, a chave para o título dos dragões.
Bayern Munique 8 - 2 Barcelona - UCL
O foco desta lista era selecionar jogos onde as duas equipas estiveram minimamente equilibradas, algo que não aconteceu durante a maior parte deste jogo. Mas o futebol apresentado pelo Bayern foi tão bom que os alemães, tal como diria Salvador Sobral, jogaram pelos dois. Nem vou descrever o percurso que o jogo seguiu, pois isso não captaria a essência do mesmo. Foi a maior goleada sofrida pelo Barcelona em competições europeias. Este rolo compressor que o Bayern apresentou (com Davies, Lewandovski, Kimmich, Gnabry, Muller, etc.) é algo que não é para ser descrito, mas sim visto e apreciado. Foquem-se por isso nos highlights:
Estes foram alguns dos jogos da temporada. Lembram-se de mais algum? Digam-nos nos comentários!
Comments