top of page

Entrevista a Tiago Dias: o Olhanense, a Youth League e o AC Milan


O primeiro entrevistado do projeto "Os Panenka" é Tiago Dias, jogador do Olhanense ex-benfica e ex-milan. As perguntas foram enviadas pelo Instagram ao atleta que nos respondeu posteriormente, não se tratando, portanto, de uma entrevista com uma conversa fluída.


Os Panenka: Estiveste na equipa do Benfica que chegou à final de Youth League em 16/17. Esperavas que a equipa chegasse tão longe na competição?

Tiago Dias: Naquela época tínhamos uma equipa fortíssima, muito completa... talvez a equipa mais forte que encontrei na minha formação. Ao início pensávamos em passar a fase de grupos como é normal, mas à medida que fomos avançando na competição, começámos a achar que podíamos chegar muito longe, porque sabíamos do nosso poderio como equipa.


OP: Ficaste desiludido de não ter um papel mais ativo nas fases a eliminar dessa campanha?

TD: Fiquei um pouco como é normal, todos nós gostamos de estar nesses palcos, mas independentemente de tudo o mais importante era a equipa.

OP: Jogaste nessa equipa do Benfica com uma geração muito forte, com vários jogadores que agora jogam em gigantes europeus, como o Rúben Dias no Man City, o João Félix no Atlético, etc. Quando jogavas com eles já achavas que eles fossem atingir esse patamar?

TD: Na verdade sim, mas não esperava que fosse tão rápido... são dois craques , cada um ao seu estilo!


OP: Quando estavas a jogar pelo Benfica, estavas à espera que o Milan demonstrasse interesse?

TD: Não esperava sinceramente. Mas quando soube do interesse do Milan fiquei muito feliz. Mas ao mesmo tempo sabia que não era decisão fácil, porque ia para um país diferente... uma realidade diferente, e sabia que iria sair de um clube que dá umas condições espetaculares aos jogadores, que é o Benfica.


OP: Foste muitas vezes comparado a CR7. Essa pressão foi benéfica ou prejudicial para o teu futebol?

TD: Sim. Em Itália chegaram-me a comparar algumas vezes, mas nunca liguei muito a isso, porque as minhas características são muito diferentes com das dele. Não acho que tenho sido benéfico nem prejudicial.


OP: Chegaste a ser convocado para jogos da equipa A do Milan, sem nunca teres jogado. Não te teres estreado pelos Rossoneri foi um rude golpe?

TD: Sim fui um rude golpe, sem duvida! Estava com muita convicção que esse momento ia chegar, porque trabalhei muito para isso... mas infelizmente não aconteceu, fiquei triste.


OP: Quando jogavas no Milan, o clube estava ainda muito desesperado por resultados no futebol sénior. Essa pressão de reerguer o antigo Milan também passava para os sub-20?

TD: O Milan é um grande clube, tem uma história incrível e os grande clubes estão habituados a ganhar, por isso nesses clubes há sempre a pressão de ganhar seja na equipa principal ou na formação!


OP: Transferiste-te do Milan para o Braga em 18/19. O que achaste de apelativo nessa mudança?

TD: Achei que seria uma boa opção porque iria voltar para Portugal para jogar na segunda liga que é uma competição bastante competitiva! Mas infelizmente não correu muito bem a nível coletivo porque não conseguimos o nosso objetivo. Mas essa época fez me crescer em muitos aspetos.


OP: Depois dessa passagem pelo Braga e outra pelo Famalicão, mudaste-te para o Olhanense. Que campeonato achas mais competitivo: a Liga Revelação ou o CNS?

TD: Acho o CNS um campeonato muito mais competitivo. Não é fácil jogar neste campeonato, os jogadores não têm espaço e têm que pensar muito rápido.


OP: O que achaste da contratação de Davids para treinador principal do Olhanense?

TD: Acho que foi uma contratação muito boa! Porque nos dá mais visibilidade a nós jogadores e também ao clube. E o facto de ele ter sido um jogador de top mundial pode nos ajudar muito a todos.


OP: Qual é o grande objetivo que tens para a tua carreira? Ou seja, qual é a grande meta que te guia enquanto futebolista?

TD: O meu grande objetivo é melhor dia após dia. Trabalho todos os dias para chegar onde já estive, porque quero lá voltar, é essa a minha motivação.


Agradecemos muito ao Tiago pela disponibilidade para nos responder a estas questões e desejamos-lhe a ele e ao Olhanenses a maior das sortes para o resto da época.


Se gostaste deste novo formato aqui no site, não te esqueças que ainda nos podes acompanhar no podcast (Youtube, iTunes, Spotify, etc.) e noutras iniciativas nas outras redes como Instagram, Twitter e Facebook.

bottom of page